Para estudar em casa, precisamos adquirir bons hábitos. Muitas vezes, quando começamos a estudar, separamos o material, sentamos à mesa e, quando começamos a estudar tudo acontece. O celular toca, alguém nos chama, ficamos com sono, enfim, coisas de quem precisa estudar em casa. Para que paremos de perder tempo com distrações ou fazendo atividades que não tenham nada a ver com estudar, apresentamos alguns hábitos importantes.

1° Hábito – Estude sempre no mesmo lugar.

Escolha em casa um local fixo para estudar. Isso irá lhe ajudar a reforçar o hábito de estudos, pois sempre que você chegar ao seu local de estudos seu cérebro já estará preparado para estudar. Neste local, coloque canetas, material escolar, livros e computador. Ele precisa estar limpo, organizado, sem objetos de distração como celular, TV e pessoas. Evite usar este local para acessar internet e fazer outras coisas que não tenham a ver com os estudos. Use esse local só para estudos, isso ajudará a reforçar o hábito de estudar.

2° Hábito –O material precisa estar organizado.

Deixe sempre seus materiais de estudos organizados. Esta organização evita que você perca tempo procurando materiais ou mesmo organizando o local para estudar. Tente organizar as disciplinas em pastas ou saco plásticos com o nome de cada disciplina. Isso aliviará a sua mente do estresse de nunca saber onde o material de cada disciplina se encontra. Ao terminar seus estudos, devolva tudo aos seus lugares: material das disciplinas, canetas, livros, etc.. O mesmo vale para suas anotações. Não jogue tudo de qualquer jeito, senão você nunca mais encontrará aquela nota importante. O hábito de organizar seus materiais de estudo irá fazer com que você acelere seu aprendizado e, também, evitar a procrastinação. Deixe tudo preparado.

3° Hábito – Elaborar metas de estudos diariamente

Faça um cronograma de estudos. Pode ser que você nunca consiga completá-lo. Você olha para aquele cronograma todos os dias e sente uma sensação de fracasso e desânimo. Não desanime, risque ou marque com um X o que você conseguiu concluir. Ao avançar, você se sente motivado a continuar estudando cada vez mais. Separe um tempo para fazer um plano de estudos; esta fase é importante. Se você perceber que seu plano de estudos não está dando certo, faça mudanças e evite que o tempo passe, pois isso só irá minar sua motivação.

4° Hábito – Descanse - faça pausas para descansar entre os estudos

Cuidado com o excesso ou falta de descanso. Ambos são ruins, pois prejudicam seu aprendizado. É preciso que haja equilíbrio para você aprender com eficácia. Você deve ter o hábito de fazer uma pausa de 10 minutos a cada 50 minutos de estudos. Pode parecer ruim no começo, mas se você desenvolver esse hábito irá perceber como seu aprendizado fica mais rápido, mais eficiente. Ao fazer estas pausas, evite: acessar internet e assistir televisão. Prefira caminhar, ir ao banheiro, beber água, café ou lanchar.

5° Hábito – Mantenha distância das distrações

A casa está cheia de distrações: na sala tem televisão, videogame, etc.; no quarto, internet e televisão; na cozinha, comida e ainda tem pessoas que nos distraem. A única maneira de se manter longe é através do 1° Hábito, tendo seu local de estudos. E, acima de tudo, fique longe de tudo que te distraia; celular, nem pensar!

6° Hábito – Vou estudar! Converse com as pessoas que moram com você e as que não moram.

Avise sempre as pessoas que moram com você e, também, as que não moram, que você irá iniciar os seus estudos. É preciso ter uma conversa com todos que moram com você, explicando sua decisão de estudar e que em determinadas horas do dia você precisará de privacidade e silêncio. O Importante é que você tenha um horário específico de estudo, pois as pessoas da casa também querem ter o horário para falar alto e escutarem música. Avise também as pessoas que não moram com você que você irá sumir um pouco e que em determinados horários elas não te encontrarão nem no celular, que deve ficar em modo avião. Você vai reparar que, com o tempo, as pessoas acabam entrando no ritmo. Isso não vai mudar da noite para o dia, mas você perceberá que logo todos o respeitarão e você nem precisará falar nada. Por isso é importante desenvolver esse hábito.

7° Hábito – Prioridades

Sua prioridade é estudar. Não se distraia. Se alguém lhe pedir algo, diga que fará depois ou daqui a algum tempo. Se a pessoa não compreender e quiser que você faça agora, então significa que você ainda não desenvolveu corretamente o 6° Hábito. Volte ao 6° Hábito e converse com as pessoas, explicando-lhes suas prioridades.

8° Hábito – Motivação – você deve estar motivado e ser disciplinado para estudar em casa.

Se você não estiver motivado o suficiente acabará deixando de estudar. Um dia sem estudar, além de atrapalhar seu desempenho, é um passo para que você desista. Por isso, é essencial ter o hábito de sempre se motivar: “EU ESTUDO PORQUE QUERO SER UM EXCELENTE PROFISSIONAL NA MINHA ÁREA”. Ao contrário da motivação, a disciplina é você fazer algo que não está com vontade de fazer, mas faz, porque você sabe que isso é importante e lhe trará recompensas no futuro.

COMECE AGORA. COLOQUE EM PRÁTICA O QUE VOCÊ APRENDEU AQUI!

Profa. Dra. Fabiana Maria Roque Chaves

Psicopedagoga. Doutora em Sociologia do Conhecimento, Cultura e Educação.

Professora do Curso de Pedagogia.