Formado em Administração/Comércio Exterior. Atua na área de exportação pela CAFEBRAS Comércio de Cafés do Brasil S/A. Sua função é de Coordenador do Departamento de Cafés Especiais.
Nos dias atuais, os consumidores internacionais querem mais que comprar um bem e/ou serviço, o porque dessa demanda, definiria por sustentabilidade, eles querem saber se leis ambientais e sociais estão sendo cumpridas e se economicamente a sociedade está se desenvolvendo no entorno do negocio por eles feito.
Os importadores não querem mais simplesmente comprar um produto, eles querem comprar a historia por trás desse produto, obviamente que, não somente para garantia de qualidade, mais também como forma de promover e interagir com seus clientes no exterior, criando cada vez mais o vinculo entre o consumidor final e a origem.
Trabalho hoje com o que chamamos de “terceira onda” no mercado de café, mercado esse que tem a segunda maior commodity no mundo, perdendo apenas para o petróleo.
A “primeira onda” no mercado veio juntamente com a vida corrida dos grandes centros e as pessoas consumindo café em Coffee Shop, consumindo café fora do lar. A “segunda onda” veio junto de pioneiras do setor como a americana Starbucks, os consumidores buscavam cafés finos / especiais, e em seguida veio a “terceira onda”, nós não vendemos somente o produto, nos vendemos a historia por trás dele, o consumidor da “terceira onda” quer saber a rastreabilidade do produto, informações como; origem, área plantada, região, variedade da planta, altitude do local, certificações,etc.
Realizamos visitas periódicas, durante todo o ano, onde promovemos o encontro dos produtores e dos importadores, o que nos chamamos de “Origin Trip” ou “Viagem a Origem”, estreitando ainda mais nosso relacionamento com transparência.
Receber um cliente do exterior e/ou visita-lo no exterior é uma responsabilidade enorme, assumir o compromisso de tê-lo como parceiro e garantir que você será os olhos dele no Brasil, é isso que fazemos, a cada dia com mais amor e dedicação.
Nossos produtos e nossa empresa veem se destacando no cenário mundial de café, somos parte do Grupo Monte Santo Tavares, além da Cafebras onde atuo, o grupo tem outra exportadora, a Atlântica, estamos entre as 5 maiores exportadores de café do Brasil, o que nos enche de orgulho. Cada uma com suas particularidades, a Cafebras é voltada exclusivamente para os negócios relacionados a cafés especiais e a Atlântica voltada ao mercado de cafés convencionais.
Para que fique claro essa relação, vamos ao exemplo dos vinhos, o mundo dos cafés especiais segue no mesmo caminho, e em ritmo acelerado, já se foi o tempo em que pensávamos que café "é tudo igual", assim como os vinhos, regiões especificas, processos, variedades, entre outros elementos mudam totalmente o sabor da bebida, e o valor, é claro. Por exemplo um vinho brunello di montalcino, da França é super valorizado por seus atributos no mundo dos vinhos, e temos exemplos já no Brasil parecido para o caso dos cafés, onde o simples fato de a origem valorizar o produto. Prova desse caminho dos cafés especiais é o aumento do consumo no mundo, enquanto o consumo de cafés convencionais cresce 2,5% ao ano, o crescimento no consumo do setor de especiais é de 15% ao ano.
Tive a oportunidade de visitar vários Países nos últimos anos, e me lembro como se fosse ontem alguns professores da FDV me falando: “Use a seu favor a facilidade que você desenvolveu para se comunicar e interagir com pessoas”. Obrigado pelo conselho, está dando certo! E se me permitem, gostaria de deixar três dicas para todos atuais alunos, primeira estudem inglês o quanto antes, segunda comecem a trabalhar logo, o quanto antes encontrarem vosso caminho, melhor, e a ultima e terceira dica aproveitem mais do que a grade curricular da FDV, socializem, participem, comuniquem, interajam, o máximo que puderem, aprender a se comunicar e se relacionar em grupo é fundamental, tenho certeza de que muitas outras portas se abriram.