Faculdade de Viçosa - FDV

Número de vagas: 80 por ano

Turno: Noturno

Portarias de Regulação do MEC
ATO DE AUTORIZAÇÃO: Portaria No 1.619 de 13 de novembro de 2009, publicada no D.O.U. de 16/11/2009.

ATO DE RECONHECIMENTO: Portaria No 217 de 28 de março de 2014, publicada no D.O.U. de 31/03/2014

• ATO DE RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO: Portaria No 585,De 20/12/2019, publicada no D.O.U em 23/12/2019.

Coordenadora: Profª Kátia Josiany Segheto, Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2010) e doutorado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2019). Atualmente é professora colaboradora da Faculdade de Viçosa e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, educação física adaptada, adultos, imagem corporal e saúde óssea e vitamina D.

Núcleo Docente Estruturante
Profª. Kátia Josiany Segheto (Presidente)
Prof. Anselmo Gomes de Moura (Membro)
Prof. Roberto Santos Barbieri (Membro)
Profª. Rajá Reda Zorkot Sant'Anna (Membro)

Objetivos do Curso

Objetivo Geral

O objetivo do curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Viçosa é proporcionar formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica que qualifique o profissional para intervir acadêmica e profissionalmente, com base no rigor cientifico, na reflexão filosófica e pautado no princípio ético, buscando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Do ponto de vista da atenção à saúde, o objetivo é permitir ao profissional de Educação Física, uma abordagem mais integral, dentro do seu âmbito profissional para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo.

• Divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos;
  • Estabelecer a unidade entre teoria e prática;
  • Propiciar conhecimento técnico-funcional aplicado às diferentes manifestações da cultura do movimento.
  • Desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias à prática profissional;
  • Priorizar uma formação que valorize e vivencie a ética, o respeito humano, a solidariedade, a visão crítica e criativa, o crescimento contínuo, a responsabilidade individual e social;
  • Incentivar o trabalho de pesquisa e promover a extensão;
  • Formar profissionais para atuar na promoção da saúde, avaliação e prescrição de exercícios, e gestão e treinamento esportivo utilizando como elemento central a prática de atividades físicas, de caráter recreativo ou de rendimento;
  • Formar profissionais capazes de assessorar, discutir e operacionalizar políticas públicas e institucionais e de inserir-se em equipes multidisciplinares nos campos da saúde, educação e cultura, através da especificidade da Educação Física;
  • Formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento de projetos e programas comunitários que incentivem a prática de atividades físicas e a adoção de estilos de vida fisicamente ativos, para todos os grupos populacionais.

Perfil do Egresso

O curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Viçosa assegura uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção centrada no rigor do conhecimento científico, técnico e específico da área, bem como na reflexão filosófica e na conduta ética.

Essa formação possibilitará a atuação no ensino não-formal (academias de ginástica, clubes, escolinhas), órgãos de pesquisa, assessoria e consultoria a entidades públicas e privadas dos setores esportivos, culturais, turísticos, sociais, da saúde, entre outros.

Portanto, o bacharel em Educação Física deverá estar capacitado para o pleno exercício profissional, com ênfase nos campos de intervenção de Gestão e Treinamento Esportivo, de Atividade Física e Saúde e de Avaliação e Prescrição de Exercícios.

O egresso deverá desenvolver a capacidade de construir conhecimentos, propor novas estratégias de saúde e qualidade de vida através do exercício físico, compreender o ser humano dentro de uma perspectiva integrada, lidando com a “individualidade biológica e psicológica” de cada um, considerando o contexto da sua atuação e a história de vida de cada indivíduo com quem trabalha e compreender o seu papel na atual sociedade como formador de opinião, educador, orientador e consultor, atuando de forma multidisciplinar com outros profissionais.

O egresso, formado pelo Curso de Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Viçosa, deve construir habilidades e competências gerais e específicas para uma atuação significativa na Educação não-formal, com atuação específica na Educação Física. Deverá possuir pleno domínio dos conhecimentos que envolvem o Movimento Humano, bem como possuir uma formação complementar e interdisciplinar, delineando o perfil de um profissional qualificado e consciente de seus deveres e direitos enquanto cidadão.

A sua formação deverá ser, então, concebida, planejada, operacionalizada e avaliada, visando à aquisição e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas.

Estrutura da Matriz Curricular
. Clique AQUI para visualizar a matriz curricular do curso.

Projetos do Curso
• Convênio com o NUDESE - Núcleo de Desenvolvimento Educacional e Social (CENTEV/UFV)

• “Corrida de Rua FDV”
• Visita Técnica – (Centro Esportivo Ubaense, Futgol, Cidade do Galo, Toca da Raposa e Mineirão)
• Torneio de Integração Esportiva da FDV

Encontre-nos no facebook

Como chegar:

Onde nos encontrar:

Rua Gomes Barbosa, 870 - Centro
Viçosa - MG

Telefones

Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.