Estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da FDV estrearam no dia 26/6, durante a Quarta Cultural da FDV, um documentário sobre o Toró de Leitura. Trata-se de um projeto de incentivo à leitura, realizado no Sítio "Sô Renato", em Córrego da Taboa, zona rural do vizinho município de Coimbra.

O filme, que ganhou o título de “Colheitura: semeando histórias e pessoas”, é resultado de uma produção interdisciplinar realizada no segundo semestre de 2018, envolvendo estudantes das disciplinas História da Arte e do Mundo Contemporâneo (ministrada pelo professor Roberto D’arte), Redação e Expressão Oral (ministrada pela professora Luciana Macedo Pereira) e Criação e Produção Audiovisual (ministrada pelo professor Michel Lopes Duarte), com participação especial do publicitário Gabriel Miquelito Cação – ex-aluno do curso. A trilha sonora é do cantor e compositor Thyaga e o cenário da entrevista em estúdio, do artista plástico Rodrigo Branco, ambos de Viçosa.

O filme, que teve pré-estreia durante a programação da festa junina do Toró de Leitura', no último sábado (22/6), aborda o projeto criado há mais de quatro anos pela arte-educadora e pedagoga social viçosense Débora Sant´Anna Del Giúdice (também coordenadora de Cultura e Eventos da FDV) e por seu marido, o produtor rural viçosense André Del Giúdice. Seu objetivo é formar novos agentes de leitura na comunidade, visando despertar o gosto pela leitura nas crianças, adolescentes e adultos de lá.

“Toró é um termo muito usado na zona rural para retratar uma grande quantidade de chuva. Trata-se não somente de um fenômeno meteorológico, mas de um acontecimento que nos faz ficar em casa, lendo um bom livro, revista, jornal ou revistinha em quadrinhos”, explicou Débora.

Os encontros acontecem semanalmente nas tardes de sábados, com rodas de leitura, oficina de artes, lanche, brincadeiras e escolha de livros (empréstimo para casa). Sua estrutura conta com uma biblioteca com mais de 1.500 livros, além de uma brinquedoteca e espaço para atividades lúdicas ao ar livre. O Sítio Sô Renato, através do Toró de Leitura, recebe estudantes universitários para vivências em projetos sociais. O Toró também realiza eventos de promoção da leitura e das artes em escolas e praças públicas.

Segundo Roberto D’arte, que também atua na direção geral do projeto, a partir do segundo semestre “Colheitura” deverá ser exibido em escolas e outras entidades que trabalhem com o incentivo à leitura. “Acreditamos que o Toró de Leitura possa ser uma grande fonte de inspiração”, ressaltou.

O professor informou ainda que a turma de sua disciplina neste primeiro semestre está terminando a fase de gravações do documentário "Arte Experimentada", que aborda o Centro Experimental de Artes da Prefeitura de Viçosa, que completa 25 anos de existência em 2019. A perspectiva, segundo ele, é estrear o filme em novembro deste ano.

Alunos participantes

Abraão dos Santos Ferreira, Alexandre Pereira Ferreira, Carla Aparecida Alves de Oliveira, Elisa Guilherme Ferreira, Emily Barbosa Lopes, Gabriel Thomás Pontes Carvalho, Guilherme Álvares da Silva Meloni, Hannah Mayra Albuquerque de Moreira, Hygor Silva Nascibem, Júlio Cézar Marcelo Pereira Pio, Kelly Fernanda Lopes Vilela, Marcelo Alexandre Cruz e Tales Henrique Moreira Teixeira.

Data de Publicação: 28/06/2019 às 15:30:00
Autor: COMFDV
Leia outras notícias

Encontre-nos no facebook

Como chegar:

Onde nos encontrar:

Rua Gomes Barbosa, 870 - Centro
Viçosa - MG

Telefones

Seu navegador está desatualizado.
Clique aqui e faça o download de um novo browser para poder ter acesso ao site.